

CAMPUS XXI – LICEU DA MÚSICA – BRAGANÇA - PARÁ

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

LICEU DA MÚSICA
A Universidade do estado do Pará – UEPA, presente em Bragança, por meio do Campus XXI, apresenta o Liceu da Música e o Teatro do Liceu que nasceram com a missão de fomentar a cultura paraense no âmbito educacional e artístico, constituindo-se um centro de excelência na formação de educadores musicais e também músicos não só de Bragança, mas também de outros municípios do nordeste paraense. Em 2019 foram ofertados cursos de aperfeiçoamento musical, ações da Pró-Reitoria de Extensão, e do Curso de Licenciatura em Música da UEPA. Os cursos realizados foram: Musicalização para Professores da Educação Básica/Rede Estadual com 42 de participantes e Musicalização para Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Município com 31 participantes, ambos ministrados pela Especialista em Métodos, Técnicas e Materiais em Educação Musical, Profa. Valdecíria Lamego Paulino; Prática Coral ministrado pela Dra. Ana Maria Castro Sousa que teve 87 participantes; Percussão para Bandas Marciais ministrado pelo Prof. M.Sc. Anielson Costa Ferreira, Bacharel em regência Dougllas Corrêa Lopes, Bacharel em percussão Williams Crystian Tanoeiro Melo e Prof. Thiago Marinho Vieira Costa com 21 participantes; Percussão para Regência ministrado pelo Prof. M.Sc. Anielson Costa Ferreira com 5 participantes.


TEATRO DO LICEU DA MÚSICA
O Teatro do Liceu da Música já conta com espetáculos de grande importância no cenário erudito e popular da música, com interpretes paraenses e internacionais. As atrações se apresentaram nas modernas instalações em noites de casa cheia. Os ingressos distribuídos horas antes dos espetáculos se esgotam rapidamente, o que mostra um público ávido em prestigiar as apresentações artísticas no local. Dentre os espetáculos já realizados destaca-se a apresentação do já conhecido grupo Paraense Amazônia Jazz Band (AJB), que além dos seus já conhecidos concertos em Belém, se apresentou por vários locais do Brasil. O grupo trouxe para Bragança a tradição jazzística americana mesclada com obras contemporâneas e animou a plateia do Teatro na noite de 25 de maio de 2019. Já em junho, mês de festival junino na cidade, o Teatro do Liceu da Música recebeu a cantora Margarida Soeiro. Grande nome da música Portuguesa, a fadista trouxe para Bragança o concerto “Fados e Bossas”, que une os dois populares ritmos de Portugal e do Brasil (Fado e Bossa Nova) em uma noite intimista e cheia de emoções. Em agosto, no dia 13, foi a vez do violinista da Orchestre Philhamonie de Paris, Walber Matos, se apresentar em um recital junto com o violonista do Instituto Estadual Carlos Gomes, Misael Júnior. Na ocasião, além de se apresentar no Teatro, Walber Matos aproveitou a oportunidade para a troca de experiências musicais com mestres locais da Rabeca (instrumento de cordas tradicionalmente usado na Marujada).
Outro importante evento no Teatro do Liceu foi a apresentação do Coro Carlos Gomes no dia 1º de setembro de 2019. O grupo artístico da Fundação Carlos Gomes que foi criado em 1995 pela maestrina cubana Maria Antônia Jiménez, desde seu surgimento inseriu-se nas atividades culturais do Pará, realizando um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira. Isso lhe rendeu prêmios internacionais na Itália e na Áustria. Atualmente o Coro mantém agenda intensa de apresentações na Semana Santa, no Festival Internacional de Música do Pará e nos concertos Marianos pela celebração do Círio de Nazaré. No último dia de setembro o Teatro do Liceu recebeu o grupo Folwang Posaunenensemble – Folkwang Universität der Künste (Essen – Alemanha), tendo como um dos integrantes um ex-aluno da Uepa que hoje cursa mestrado na Alemanha e conduziu o grupo em única apresentação para o Teatro lotado com músicas do repertório erudito para conjunto de trombones.
Ainda sobre as apresentações no Teatro do Liceu, durante a realização da I Jornada de Saberes e Vivências Musicais da Uepa (18 a 20/09/2019) foi a vez de Toni Soares, Alex Ribeiro e Almirzinho Gabriel, artistas da região, que abrilhantaram às apresentações com a tradição da música religiosa, popular e folclórica paraense e bragantina. A I Jornada também trouxe à Bragança os grupos artísticos do Curso de Licenciatura em Música da Uepa: Madrigal da Uepa, Toca Guitarrada e Banda de Música da Uepa, que encerrou o evento com os grandes clássicos da música pop mundial em versões para banda de música.







LICEU DA MÚSICA DE BRAGANÇA




Área externa do prédio

Refeitório

Sala de aula

Sala de aula

Área externa do teatro

Área interna do teatro

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO
LICEU DA MÚSICA DE BRAGANÇA
ESTRADA REC
O “Estrada REC” é um programa que tem como objetivo vivenciar lugares fora da Capital Belém, mostrando seus pontos turísticos e o processo criativo dos produtores Léo Chermont e DBL (Dan Bordallo), junto a um artista de cada cidade. A primeira temporada desse programa foi dividida em 3 episódios e visitou as cidades de Bragança, Castanhal e Santarém (praia de Alter do Chão), localizadas no Estado do Pará.
Em virtude da gravação do episódio piloto na cidade de Bragança, foi solicitado o apoio do Campus XXI-Liceu da Música de Bragança, para ser a base de gravação, a partir da montagem de um estúdio no qual foi realizada a gravação com artistas da cidade, nos dias 7 e 8 de janeiro de 2021.
RESPONSÁVEL: Laíra Guerreiro, produtora executiva do Projeto
Estimativa de acessos on-line : 3000
“PARAENSE DANÇARINO”
Aconteceu no espaço da UEPA- Campus XXI- Liceu da Música, a filmagem do documentário “Paraense dançarino”, que foi um projeto contemplado dentro do edital Prêmio Preamar 2020, da Secretaria de Estado da Cultura. As filmagens envolveram um casal de dançarinos e quatro pessoas da equipe técnica (diretor, câmeras, iluminador). Os dois dias de gravação foram uma segunda e terça (11 e 12 de janeiro de 2021).
O documentário “paraense dançarino” auxilia na divulgação da cultura de nosso Pará, incentivando a abertura de canais que servem como vitrine para artistas e personagens que representam o dia a dia dessa terra e reconhecendo que o apoio da Universidade do Estado do Pará - UEPA é de fundamental importância nesse contexto.
RESPONSÁVEL: Edson Coelho de Oliveira, jornalista, realizador de audiovisual e diretor do doc “Paraense dançarino”.
Estimativa de acessos on-line : 1200
CURTA-METRAGEM “MADÁ”
Aconteceu no espaço da UEPA - Campus XXI - Liceu da Música, no período de 24 a 30 de abril de 2021 no dia 29 de abril de 2021, a filmagem do Curta Metragem "Madá", premiado no Edital de Audiovisual da Lei Aldir Blanc, executado pela Secretaria de Cultura do Estado – SECULT/Governo do Estado do Pará. O filme foi produzido em Bragança e a maior parte de sua equipe técnica era local, por causa do período de pandemia foram tomadas todas as medidas preventivas necessárias.
RESPONSÁVEL: Produtora SAPUCAIA FILMES e o espaço foi solicitado pela Sra. Cecília Nascimento Ferreira, diretora executiva da produtora. Assista o Trailer aqui.
SHOW ALLEX RIBEIRO E FELIPE FELIPE CORDEIRO / LIVE
Aconteceu no dia 07 de maio de 2021 no Teatro do Liceu da Música de Bragança a gravação de um show estilo live, com clássicos que são a marca das festas juninas. O “São João em Cena”, teve a participação dos cantores Allex Ribeiro e Felipe Cordeiro.
O Teatro foi cedido tendo como contrapartida os créditos do LICEU DA MÚSICA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ E GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ como instituição que apoia eventos que promovam a cultura, em especial a música da nossa região e do estado.
RESPONSÁVEL: Allex Ribeiro – jornalista, cantor e compositor.
Estimativa de acessos on-line : 5000
PROJETO “AS DANÇAS, INDUMENTÁRIAS E SABERES DA MARUJADA DE BRAGANÇA (PA) COMO AÇÕES EDUCATIVAS”
O objetivo do projeto é a realização de ações educativas patrimoniais referentes as danças, indumentárias e saberes da Marujada de São Benedito de Bragança por meio virtual e presencial, com a participação direta de seus detentores mestres e mestras com narrativas patrimoniais da festividade de Glorioso São Benedito. O projeto foi selecionado pelo Edital de Patrimônio Imaterial- Lei Aldir Blanc - Pará 2020.
O evento ocorreu no espaço da UEPA- Campus XXI- Liceu da Música, no período de 30 de agosto de 2021 a 02 de setembro de 2021, com a realização das rodas de conversa, respeitando o limite de 30 pessoas no ambiente. Antes, porém, no dia 27 de agosto de 2021 ocorreu a gravação das Danças da Marujada no Teatro do Liceu da Música.
RESPONSÁVEL: Lilian Souza
Estimativa de acessos on-line :
Facebook: 237 ,
YouTube: 50 inscritos
Instagram: 653
CURSO LIVRE PRÁTICA DE BANDA DE MÚSICA I
O Curso Livre de Prática de Banda de Música I está previsto no Projeto de Extensão Liceu da Música de Bragança: cursos livres para a comunidade, aprovado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Pará sob a responsabilidade do Curso de Licenciatura em Música do Campus XXI – Liceu da Música Bragança/PA.
A oficina de Prática de Banda I busca através do ensino/prática coletiva de instrumentos de sopro e percussão, proporcionar vivencias musicais aos seus integrantes oportunizando à comunidade vivencias de prática e aprendizagem musical através de banda de música em um ambiente integrado de ensino, pesquisa e extensão.




CONCERTO DA AMAZÔNIA JAZZ BAND
No dia 21 de agosto o Teatro do Liceu da Música reabriu as portas para o público. Com a apresentação da Amazônia Jazz Band, corpo artístico da Secretaria de Estado de Cultura Theatro da Paz e administrado pela Academia Paraense de Música (APM). O evento também marcou o início das atividades acadêmicas do Curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará em Bragança, que teve sua primeira turma a partir do Processo Seletivo 2020/2021. No concerto, obras do tradicional repertório internacional de Jazz e também a música regional paraense. O espetáculo trouxe as credenciais desse importante e celebrado conjunto musical brasileiro, genuinamente paraense que demonstrou todo o talento desenvolvido em nosso estado. O Teatro do Liceu da Música possui capacidade para receber 277 pessoas, mas foram distribuídos apenas 180 ingressos, respeitando o protocolo de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), em virtude da pandemia de Covid-19.
RESPONSÁVEL: Secult- Pa/Theatro da Paz/Academia Paraense de Música e Universidade do Estado do Pará
Público atendido: 180 pessoas
Links: Agência Pará




TONI SOARES, PROJETO "O CHAMADO DOS TAMBORES
Aconteceu no espaço da UEPA- Campus XXI, nos dias 23, 24 e 25 de julho, na sala 01 do térreo do Liceu, a gravação do projeto "O Chamado dos Tambores", cujo mesmo referiu-se às raízes musicais da Marujada de São Benedito de Bragança.
O Projeto foi possível pela aprovação no Edital da Lei Aldir Blanc de incentivo aos fazedores de cultura através da SECULT e Governo do Estado do Pará.
RESPONSÁVEL: Toni Soares, cantor, compositor e professor.
Estimativa de acessos on-line : 1000
Matéria divulgada no site da Fundação Educadora de Comunicação.

CONCERTO DE TROMBONES, OFICINA
DE FANFARRA, APRESENTAÇÃO DE
VIOLINO E SET PARA CURTAS-METRAGENS
SÃO OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
NA INSTITUIÇÃO DESDE SUA
INAUGURAÇÃO NO FINAL DE 2018.









GALERIA DE FOTOS




